sábado, 26 de maio de 2012

Pernoite


Quando se viaja de bicicleta pode-se escolher a maneira como se vai pernoitar.
As maneiras mais acessíveis pra quem tem pouco dinheiro são o camping selvagem ou em fazendas e dormir na casa das pessoas, seja por convite, coisa muito comum no dia-dia do cicloturista ou através do couchsurfing.
Para acampar, a escolha do tipo de barraca vai depender muito da duração da viagem, do clima e da quantidade de pessoas, já que pode-se dividir a bagagem.
Para climas tropicais como o da maior parte do Brasil e para viagens relativamente curtas recomendamos a barraca Quechua 2 seconds. A grande vantegem dessa barraca é a rapidez para ser montada e desmontada, trabalho que realizado diariamente torna-se muito desgastante e acaba por roubar um tempo precioso.
A única desvantagam dessa barraca é o formato circular quando está desmontada, é um pouco difícil de carregar mas com uma boa organização na bagagem creio que não haverá problemas.
Viagens mais longas e com climas mais severos requerem barracas mais apropriadas. No nosso caso estamos levando uma Manaslu Trip, ótimo espaço interno (2 pessoas), muito respirável, varetas de alumínio com longa durabilidade e 2 avancês para proteger os equipamentos da chuva.
A única desvantagem é o peso 4,35 kg, para 2 pessoas dividindo a bagagem acaba por ser acessível e abrimos mão da praticidade da 2 segundos, mas no final sem dúvida foi uma ótima escolha.
Nós levamos também uma tenda (Tarp- Quechua) para ter espaço coberto onde possamos cozinhar protegidos do vento e da chuva.
Uma lona plástica também é aconselhável para forrar o chão da "varanda" evitando o contato direto com a terra que muitas vezes estará úmida e com vegetação.
Para a prática de camping selvagem aconselhamos sempre encontrar lugar bem antes do pôr do sol, procurar sempre por lugares que não sejam passagem de ninguém, totalmente fora da vista de pessoas e evitar fazer barulho.
O local ideal deve ser seguro, limpo e silencioso, essa é a melhor maneira de ter uma boa noite de sono para continuar o pedal no dia seguinte. Na zona rural pode-se encontrar lugares com essas características mais facilmente, acampar perto de cidades grandes principalmente próximo à periferia pode ser bastante perigoso.
Deve-se ainda ficar atento se o lugar que escolheu para montar a barraca não fica em uma baixada que pode alagar caso chova, se o terreno é devidamente plano e sem pedras e pontas de pau que podem vir a perfurar a barraca e se não existe o perigo de cair um galho seco ou uma jaca sobre a barraca.
É necessário prestar a atenção em tudo e pensar em todas as possibilidades pois em um lugar de difícil acesso não se pode vacilar, o preço pode ser caro.
Caso seja difícil encontrar um lugar adequado, uma boa saída é pedir abrigo em fazendas, claro que não se deve confiar cegamente em todo mundo, pedir um pouco de água e estabelecer um primeiro contato, conversar um pouco ajuda a conhecer um pouco as pessoas e sentindo segurança é só pedir pra montar a barraca.
Ainda pra quem viaja com pouca grana existe o couchsurfing, uma comunidade de pessoas que viajam o mundo e trocam hospedagem sem custo algum, uma ótima maneira viajar barato e principalmente, de fazer novos amigos.
Para quem não está com os recursos limitados e prefere um pouco mais de conforto, deixamos aqui uma lista com algumas pousadas e campings por onde passamos:

Analândia                                Brotas
                                       
Cananéia                           Camburi - São Sebastião




Ilhabela                                   Peruíbe                                                      





Socorro                        Trindade - Paraty
                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário